O Pequeno Livro da Empatia
Para Ver/Ler em família

Dizem que a empatia é a capacidade de nos colocarmos na pele do outro. Mas até um simples sorriso pode ser empatia. Numa altura em que cada vez é mais urgente importarmo-nos com os outros, este livro relembra aos pais e crianças que é possível despertarmos para o lado humano e sentirmos paz quando conseguimos compreender as emoções e os comportamentos de quem está à nossa volta. Um livro para todas as idades. Pois não há idade para perceber e estar desperto para os outros.
O jogo mais difícil do mundo
Para Fazer

O objetivo desta dinâmica é que os participantes se possam conhecer melhor e, assim, criar mais afinidade e empatia. Além disso, o jogo propõe desafios em que as pessoas possam valorizar suas características particulares e comparar-se positivamente com os seus próprios exemplos, valorizando o que há de único em cada ser humano.
E se fosse comigo?
Para Fazer

Na semana da Empatia, desafia-te a aprofundares o teu conhecimento sobre as pessoas que te rodeiam! Nesta atividade, convidamos-te a passar pela experiência de “calçar os sapatos do outro”, com o objetivo de refletir sobre os problemas que os outros têm e o que sentirias se estivesses no seu lugar.
EmpathyPals
Para Escrever

Na semana da Empatia, desafia-te a aprofundares o teu conhecimento sobre as pessoas que te rodeiam. Atreve-te a contactar um Empathypal e descobre o que vos inspira e o que têm em comum.
(O termo e dinâmica Empathypal, que quer dizer amigo empático, surge como inspiração do movimento mundial Penpal, em que pessoas desconhecidas se tornam amigas por correspondência, trocando cartas regularmente).
Eu sou Humano
Para Ver/Ler Em Familia

Na semana da Empatia, desafia-te a aprofundares o teu conhecimento sobre as pessoas que te rodeiam! Convidamos-te a explorares quem são as pessoas da tua comunidade, as suas histórias, paixões, obstáculos e a confrontares a tua imagem delas com os testemunhos delas!
Amigos Improváveis
Para Ver/Ler Em Familia

Na semana da Empatia, desafia-te a aprofundares o teu conhecimento sobre as pessoas que te rodeiam! Com este filme, vais poder aprofundar o conceito de preconceitos, e como desmitificá-los é uma parte importante do processo empático!
Philippe (interpretado por François Cluzet) é um aristocrata branco, rico e extremamente culto. Driss (interpretado por Omar Sy) é um imigrante senegalês, negro e com uma série de problemas financeiros e pessoais. O caminho dos dois cruza-se quando Philippe, que é tetraplégico, anuncia que precisa de contratar um novo cuidador.
Mesmo sem nunca ter trabalhado na função, Driss resolve candidatar-se à vaga. Assim tem início uma amizade muito improvável, de encontro entre dois mundos diametralmente opostos. A história é baseada na amizade real entre o empresário Philippe Pozzo di Borgo com o argelino Abdel Yasmin Sellou.
O filme é trazido para o Clube uma vez que aborda a construção de pontes entre dois homens aparentemente opostos, bem como a humanização de cada um deles, com a sua dignidade reconhecida na plenitude apesar de todas as suas características que, à partida, poderiam suscitar pena ou medo.
Todos eles viram o Gato
Para Ver/Ler Em Familia

Na semana da Empatia, desafia-te a aprofundares o teu conhecimento sobre as pessoas que te rodeiam! Através deste livros, convidamos-te a explorar as diferentes perceções da família e a deixares-te surpreender pelo quão diversas são, enquanto desenvolves a clareza da tua comunicação!
Requerimento de Asilo
Manual

"Na semana da Empatia, desafia-te a aprofundares o teu conhecimento sobre as pessoas que te rodeiam! Com esta atividade, propomos-te explorares as dificuldades das pessoas refugiadas em primeira pessoa, as barreira que enfrentaram, bem como as suas frustrações e fatores emocionais que experienciaram
Exercício de Empatia
Manual

Na semana da Empatia, desafia-te a aprofundares o teu conhecimento sobre as pessoas que te rodeiam! Nesta atividade, convidamos-te a passar pela experiência de “calçar os sapatos do outro”, com o objetivo de refletir sobre o impacto da distância que separa as várias pessoas, de acordo com o acesso a direitos e oportunidades.
Centro de Recursos
Para implementar a Semana Ubuntu da Empatia, disponibilizamos sugestões de recursos que possam inspirar ações por parte das Comunidades Ubuntu